1.Lei Ordinária nº 899, de 23 de maio de 2017
Plenário José Batista Maldonado, 23 de maio de 2017.
SILMAR RIBAS DE SOUZA
Presidente
Registrada e afixada no local de costume desta Câmara Municipal e mandado publicar no “DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO”, www.indiapora.sp.gov.br e no Jornal O Extra de Fernandópolis
CLÁUDIA CRISTINA DE ANDRADE
Agente Legislativo
INDIAPORÃ HOJE É BRILHANTE | |
Letra/Música: Edenilson Jacinto Gil | |
“Pedra Bonita” brilhou feito um raio
Na alvorada 12 de maio
Essas terras deixaram pra nós
Guerreiros da tribo Caiapós
| Itaporã (Pedra Bonita) foi uma vila fundada em 12 de maio de 1938 e localizava-se aproximadamente à 8 km de nossa cidade e desapareceu (raio) alguns anos após a fundação e crescimento de Indianópolis/Indiaporã.
Em 12/05/1940 foi celebrada a 1ª missa e inaugurou-se a primeira capela em Indianópolis, sendo a data escolhida em homenagem a Itaporã e oficializada na Lei 3/1956 como o dia do município.
Os primeiros habitantes foram os índios Caiapós ou kayapó que eram nômades (deixaram) e residiram nas proximidades da Cachoeira dos Índios, onde foram encontrados vestígios arqueológicos que estão no Museu de Ouroeste.
|
Sob as bênçãos de São João Batista
Indianópolis cresceu progressista
Pra trabalho, turismo ou fé
Acolhemos a quem vier
| Adotou-se como padroeiro este santo (São João Batista) devido o fundador Luís Antônio do Amorim ser seu devoto e oficializado pela Lei 15/1964.
O crescimento iniciou-se no dia 01/01/1940 quando foi feita a limpeza do local da praça central da Vila Indianópolis onde seu cruzeiro de aroeira foi erguido entre os dias 15 e 19 do mesmo mês. Em poucos anos veio a emancipação em 30/12/1953 e o nome mudou para Indiaporã.
Acolhemos em nossa cidade milhares de moradores na ocasião da construção da U.H.E de Água Vermelha e os diversos turistas que aqui passeiam na Prainha/Balneário, além de pessoas que participam de eventos religiosos das mais diferentes denominações.
Cidade hospitaleira e o maior exemplo são os prefeitos que tivemos no município, até o momento, nenhum com certidão de nascimento: natural de Indiaporã.
|
REFRÃO (2 VEZES) |
|
Indiaporã
Tua água vermelha é luz
És grande como o teu rio
Tua beleza a todos seduz
| Existe um ribeirão chamado Água Vermelha que nasce na “Ponte do Padre” e termina na “Cachoeirinha do Frederico”. Dali em diante continua no lago do Rio Grande, seguindo seu curso até a U.H.E. de Água Vermelha, em terras de Ouroeste, gerando energia (luz).
Suas terras são banhadas pelo lago da represa do Rio Grande e nesta parte há um trocadilho com a palavra “grande”, expressando o amor pela cidade.
É de causar admiração a sua beleza natural.
|
Índia Bonita,
Fostes pedra, hoje és brilhante
Vivo feliz amado em teu manto
Amarelo, vermelho e branco
| A palavra Indiaporã em tupi-guarani significa Índia Bonita.
Pedra refere-se á Itaporã. Ita é pedra em tupi-guarani. Exalta a nova cidade, Indiaporã e suas conquistas (brilhante) que a destaca no cenário regional, estadual e nacional.
Por ser amado pelos habitantes aqui vivemos feliz.
As cores da bandeira do município, conforme artigo 4º. da Lei nº 73, de 17 de março de 1978,
|
Este texto não substitui o publicado.
ALERTA-SE: Tem cunho informativo, educativo, e não dispensa a consulta aos textos oficiais impressos para a prova da existência de direito, nos termos do art. 376 do Código de Processo Civil. Este Texto Compilado é a “reunião e seleção de textos legais, com intuito de abreviar e facilitar a consulta.”
Em respeito à sociedade e ao seu direito à transparência, dado às limitações existentes, a Compilação ofertada é um norte relevante para constituição de tese jurídica, mas não resume todo o processo e, não se deve, no estágio atual, ser referência única para tal.
PORTANTO: Esta é uma iniciativa de contribuir com o moroso processo de pesquisa de leis do Município de Indiaporã e suas relações.